segunda-feira, 4 de Maio de 2009

Agricultura Tradicional e Moderna

Agricultura tradicional- Em muitas regiões da terra existem práticas da agricultura assentes nas técnicas ancestrais completamente dependentes das condições naturais, é chamada por isso de agricultura de subsistência cujas algumas características são: Elevada percentagem de população agrícola. Os activos destes países menos desenvolvidos ultrapassam os 70%; O facto das tarefas agrícolas serem exclusivamente manuais ou através de animais, vê-se pela ausência de maquinação; A produção para a auto-suficiência, pois estes não exportam as suas plantações para os mercados ou se por vezes exportarem, é em quantidades reduzidas. A falta de conhecimento dos agricultores que utilizam técnicas agrícolas primitivas e recorrem quer a instrumentos, quer a técnicas arcaicas e isto provoca baixa produtividade.

Agricultura moderna - A agricultura moderna a Revolução Industrial e tem como principal objectivo o maior número de produção possível abastecendo os vários circuitos comerciais, para isso houve uma enorme evolução e modernização desta, começando pelos fertilizantes, maquinações e até mesmo o modo de trabalho mais moderno. Recai principalmente nos países industrializados da Europa como: América do Norte, Japão, Austrália e Nova Zelândia, recaindo também na Argentina e África do Sul. A agricultura moderna apresenta algumas destas características:à Agricultura de mercado – é principalmente nos agricultores bem informados que saibam qual é o modo de cultivo mais adequado de maneira a obter o maior lucro possível. Actualmente os agricultores são empresários e frequentam cursos de formação.à A agricultura mecanizada – é onde todo o processo de produção é feito mecanicamente (maquinas).à Agricultura científica – utiliza técnicas extremamente sofisticadas como uso de fertilizantes, sistemas de irrigação adequados às culturas, correcção dos solos, atribuindo-lhes produtos químicos para corrigir as suas características, uso de estufas e selecção de sementes.

9 comentários:

  1. Sugestão: utilizem o bold e o itálico para tornar o texto mais dinâmico.
    As fotografias?

    ResponderEliminar
  2. Olá, tive oportunidade de ler este post que colocou no seu blog sobre a diferença entre agricultura tradicional e agricultura moderna e achei interessante.
    Paulo Lopes

    ResponderEliminar
  3. Continuando a mensagem anterior:
    Sou agricultor nos tempos livres e não abdico de recorrer aos métodos tradicionais agrícolas, às práticas assentes nas técnicas ancestrais (transmitidas pelos meus pais), pois assim conservam o seu sabor e qualidade. No entanto, sei que esta não é tão rentável quanto a agricultura moderna que produz em massa, mas que é mais poluidora e prejudicial ao meio ambiente e ao ser humano. Daí prefiro a tradicional!
    Paulo Lopes

    ResponderEliminar
  4. bom pois deixa claro todo o conteudo contido mi agudou muito

    ResponderEliminar
  5. Obrigado ajudas te muito para o copy past

    ResponderEliminar
  6. Copy Past e já está... Thanks...

    Eu não te quis tirar o valor sim Tiiz Cruz?...
    -.-´

    ResponderEliminar
  7. Nos somos um grupo de alunos que tem intenções de enriquecer o conhecimento dos interessados em geografia _I_

    ResponderEliminar
  8. Yo tengo una prueba importante para hacer... Me ayudas mucho lo texto. Muchas gracias ��

    ResponderEliminar